
Física dos Instrumentos Musicais

Bateria
A bateria é um conjunto de vários instrumentos. Entre esses instrumentos encontramos tanto menbranofones como idiofones.
Partes Física
Uma bateria pode variar da mais básica, em que há os instrumentos essenciais, indo até a mais completa, onde há vários instrumentos. Eles são todos de percussão. Abaixo segue os instrumentos básicos de uma bateria:
- Bumbo: O bumbo é um tambor cilíndrico de grande dimensão, de som grave e seco. É ele que marca ou mantém o tempo de uma música. Fica localizado no centro e ao chão da bateria. Para tocá-lo usa-se um pedal que é comandado pelo pé. Em algumas bandas, geralmente de metal, o bumbo é tocado por pedal duplo. Basicamente são 2 pedais tocando alternadamente em um único bumbo.
- Caixa: A caixa é o pequeno tambor com suporte que fica no meio das pernas do baterista. É o tambor mais ressonante de uma bateria. Geralmente é o que tem o som mais destacado e sobressaindo-se dos demais. Este tambor possui, no seu fundo, alguns fios de arame ou de nylon chamados de esteira. E essas esteiras quando em vibração dão uma sonoridade única à caixa. A caixa propicia uma variedade de formas de ser tocada, podendo ser usada uma mão alternadamente quanto ambas ao mesmo tempo. Tudo depende do ritmo que você estiver executando.
- Chimbal: O chimbal consiste de dois pratos, um sobre o outro, montados em um suporte. Os dois pratos batem um contra o outro ao se pressionar um pedal na base do suporte. O prato de cima está conectado ao pedal através de uma corrente que desce até o pedal — o pedal pressionado puxa a corrente e o prato de cima desce, encostando-se ao prato de baixo. A altura final (posição aberta) do prato de cima é ajustável. Exercendo uma pressão variável sobre o pedal é possível variar a abertura entre os pratos, mantendo o prato de cima estacionado em qualquer altura.
- Tom-tom: Os tom-tons ou simplesmente tom, são aqueles tambores que ficam em cima do bumbo de frente ao baterista. Geralmente você vê 2 tons sendo usados em uma bateria, um com diâmetro menor em sua largura, variando desde 6/8/10” (polegadas) e um outro maior, geralmente entre 12/14”. Sua profundidade também pode variar entre 3/16” (polegadas). Mas você também verá baterias com apenas 1 tom a 3 ou 4 tons. Em suma, quanto maior for o tom mais profundo será o seu som. Quase sempre eles são organizados no sentido horário, começando do menor para o maior.
- Surdo: O surdo é o tom-tom mais grave e o maior também. Ele só perde para o bumbo em questão de profundidade. Geralmente está à direita do baterista, quando este é destro. Na maioria dos casos, ele é independente com tripé próprio colocado no chão, mas em alguns modelos, ele vem apoiado em algum pedestal. Dependendo de seu tamanho, é possível simular um bumbo duplo através de um bumbo + surdo.
- Prato de condução: Este geralmente é o maior prato e o mais grosso da bateria. Ele varia de 18 a 24″ (polegadas) de diâmetro. Sua posição muda conforme o gosto do baterista, mas normalmente é aquele prato numa posição mais baixa tocada com a mão direita. Muito bom para conduzir a música de forma diferente. Neste prato o baterista pode conduzir a levada tão semelhante quanto no chimbal, porém este prato propicia batidas diferentes. Sua dinâmica é diferente também, o que gera uma grande variedade de tonalidades. Uma característica desses pratos é a cúpula na parte superior.
- Prato de ataque: Os pratos de ataques têm uma grande variedade de tamanho, indo desde 4” ou 5” até 18” (polegadas) de diâmetro. Sua espessura e peso varia também. Todas essas variações são de acordo com as necessidades do baterista, depende muito do estilo musical. Os pratos de ataques são usados para pontuação na música, enfatizando certas partes da música que precisam de acentos especiais ou ataques.
- China: Junto com o splash é outro prato de efeito muito usado. Variam desde 12” até 26”(polegadas). De fato é um dos pratos mais altos da bateria. Ele é, basicamente, uma versão menor de um gongo chinês (onde seu nome se origina). Os pratos China podem ser usados de cabeça para baixo para produzir ruídos mais “limpos”. Quando usado de maneira certa, esses pratos produzem mais “ataque”.
- Splash: Num kit de bateria este é o menor prato, junto com o China, este prato é o principal prato de efeito em uma bateria. Os pratos e efeitos são pratos são usados em um kit de bateria para dar um efeito especial ou acentuação. O tamanho mais comum é o de 10” seguido pelo de 8”. Mas muitos splashs variam desde 4” até 13”. Tudo depende do ritmo musical. Normalmente eles ficam no meio dos outros pratos.
- Pedal do bumbo: O pedal fica preso na base do bumbo, é com ele que tocamos o bumbo.
- Baquetas: Com as baquetas tocamos a maioria das peças que compõem a bateria, exceto o bumbo e o chimbal. A maioria das baquetas é feita de madeira, com ponta de madeira ou de nylon. Abaixo segue alguns modelos de baquetas:
*Baquetas com ponta de madeira: possui um som mais "aveludado" ao tocar nas peças da bateria e principalmente nos pratos.
*Baquetas com ponta de nylon: a característica destas baquetas é o timbre mais aberto, destacando os agudos de cada peça.
*Vassourinhas (brushes): Muito usada no jazz, a vassourinha é usada de uma forma diferente na bateria. Para extrairmos um som com elas, na maioria das vezes fazemos movimentos circulares na pele da caixa. Pode ser tocada com se fosse uma baqueta comum, com a característica de um timbre muito suave.
*Baquetas com ponta de feltro: Os bateristas usam muito este tipo de baqueta para extrair um som mais encorpado do prato sem o contato áspero da baqueta com o metal e sim o contato do feltro com o metal. O resultado é um som suave, fazendo o prato vibrar muito sem que se percebam os movimentos que estamos fazendo para emitirmos o som.
A física do instrumento
A bateria é um conjunto de instrumentos de percussão. Na bateria encontram-se tanto instrumentos idiofones quanto membranofones. Por este motivo resolvi explicar cada um dos instrumentos separadamente em sua subdivisão. Abaixo você encontra o link para a explicação de cada um dos instrumentos básicos que compõem a bateria. Clique em cima do nome do instrumento para ver a explicação do mesmo.
- Bumbo;
- Caixa;
- Chimbal;
- Tom-tom;
- Surdo;
- China;
- Splash.
Curiosidades
Quanto mais instrumentos tiver uma bateria mais opções o baterista tem de incorpar seu som. Há bateristas que possuem baterias enormes. Um exemplo é Neil Peart, baterista do Rush, além de ser considerado um grande baterista, se não um dos melhores, sua bateria é enorme, veja na imagem abaixo:
As baterias grandes possuem um maior número de tom-tons, bumbos, pratos, caixas e surdos.
Abaixo segue um vídeo do programa "Radiola" da TV Cultura. Nele Bruno Buarque dá várias explicações sobre a bateria, muito bom o vídeo, confiram:
Pra quem quiser se divertir um pouco clique no link abaixo, lá vai ter uma bateria virtual em que você pode tocá-la usando o seu teclado!Bateria virtual:
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_%28instrumento_musical%29
http://www.portalmusica.com.br/cat/bateria/#
http://pt.scribd.com/doc/414678/Apostila-Bateria-MVHP
Imagens



