top of page

Caixa

A caixa é um instrumento classificado como bimembranofone, pois possui duas peles. Este instrumento pode ser encontrado na bateria e em marchas militares. Este instrumento é semelhante aos outros tambores existentes, mas com alguns detalhes que o torna diferente dos outros.

 

Parte física
 

A caixa é semelhante ao bumbo, ela é composta por um corpo cilíndrico de pequena seção, com duas peles fixadas através de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame, colocada em contato com a pele inferior e as tarraxas para afinação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A física do instrumento
 

Também é semelhante ao bumbo. Quando batemos na caixa com a baqueta cria-se várias ondas mecânicas na pele. Estas se transmitem para o interior da caixa. Dentro da caixa essas ondas sofrem vários fenômenos da ondulatória: ressonância, reflexão, difração e sobreposição. Além disso, a esteira colocada na pele inferior ajuda a incrementar o som da caixa pela vibração das suas cordas. Sendo assim, juntando todos os fenômenos ondulatórios e a vibração das cordas da esteira o som da caixa é produzido.

 

Curiosidades
 

O corpo da caixa pode ser feito de madeira, metal ou acrílico. As peles da caixa são feitas de material sintético. A caixa possui um dispositivo conhecido como esteira. Trata-se de uma faixa composta de várias linhas metálicas similares a uma corda de violão. O contato da esteira com a pele inferior da caixa, confere a ela o som metálico que conhecemos. A esteira pode ser “desligada”, através de uma alavanca que a desencosta da pele. Desta forma o som fica similar ao de um tambor. A caixa também pode ser afinada, para isso aperta-se ou afrouxa-se as peles com o auxílio da chave de afinação.

  • Facebook Classic
bottom of page