top of page

Violoncelo

 

O violoncelo é comumente visto nas orquestras. Mas há bandas de rock, por exemplo, que o utilizam também. Ele faz parte da família dos instrumentos de cordas que não possuem os trastes em seu braço. Nessa família, se encontram em ordem, do menor para o maior: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo.

 

Parte física

 

O violoncelo é composto pela caixa acústica, onde se encontram os ouvidos ou F’s, o estandarte, o cavalete e o espigão; e pelo braço, onde há o espelho, as cravelhas, a voluta e as cordas. O violoncelo possui 4 cordas. Além disso, outra peça que acompanha o violoncelo é o arco (para mais informações sobre o arco vá até "curiosidades" logo abaixo). Para mais informações sobre cada uma das peças e algumas outras peças do violoncelo clique no link abaixo:

 

Clique aqui

 

Abaixo você pode ver o nome das respectivas peças do violoncelo, e logo abaixo o detalhe da voluta, cravelhas e do cavalete:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A física do instrumento

 

O violoncelo é semelhante ao violão para produzir e emitir seu som. As cordas produzem o som e a caixa acústica 0 amplifica.

Quando tocamos as cordas elas vibram, essa vibração é o próprio som. Mas é preciso amplificá-lo, pois quase não o escutamos. Para isso entra em cena a caixa acústica, também chamada de caixa de ressonância, que amplifica o som.

Quando tocamos as cordas a vibração destas é passada para a caixa acústica através do ar e da madeira do instrumento, detro desta acontecem os seguintes fenêmenos físicos: ressonância, reflexão,  e sobreposição. Esses fenômenos amplificam o som das cordas. Então acontece o seguinte: quando tocamos as cordas a vibração destas é passada para a caixa acústica. Quando o som sai da caixa acontece a difração. É dessa forma que o violoncelo produz e emite seu som.

 

Acústica

 

Como foi comentado acima o violoncelo possui 4 cordas. Da mais fina para a mais grossa, as cordas são afinadas da seguinte maneira: a 1ª corda é afinada em Lá, a 2ª em Ré, a 3ª em Sol e a 4ª em Dó. Abaixo você encontra uma tabela que informa a nota e frequência de cada corda do violoncelo, começando da corda mais fina para a mais grossa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para afinar o violoncelo é recomendável fazê-lo por um piano, um oboé, um diapasão ou por um instrumento eletrônico preciso, tendo o cuidado de apertar bem as cravelhas contra os orifícios de forma a evitar que deslize repentinamente (isso é mais suscetível de acontecer nos dias frios, com a contração do material). Mas nada impede que uma pessoa que saiba afinar só "de ouvido" também possa afinar o violoncelo. Uma afinação mais fina pode ser obtida pelos afinadores finos localizados no estandarte (nem todos os violoncelos possuem esses afinadores, que são altamente recomendáveis).

Por possuir cordas mais longas e grossas e ter seu corpo maior que os outros instrumentos de sua família, como a viola e o violino, o violoncelo tem um som cheio e penetrante, seu timbre é gloriosamente intenso e rico, as quatro cordas do violoncelo são afinadas uma oitava abaixo da viola. Isso também pode ser compreendido dizendo que ele sendo maior, o desenho do seu corpo ser diferente e único e ter as cordas mais grossas seu timbre é sério, sombrio, às vezes grave. Mas, também, bastante lírico, em seus registros mais agudos. Abaixo você encontra alguns dos instrumentos da família de cordas que tem seus formato de corpo e braço muito parecidos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curiosidades

 

O violoncelo pode ser tocado com o auxílio do arco ou dedilhando as suas cordas. O arco é feito de madeira (Pau Brasil). Fios de crina de cavalo (ou de plástico tipo nylon) são ajustados às duas extremidades desta peça de madeira, longa e curva. A crina de cavalo dá uma maior qualidade ao som e o ajuste da sua tensão é feito por um parafuso colocado no talão, a parte segurada pela mão direita do músico. A outra extremidade do arco denomina-se ponta. Abaixo você pode observar um arco de violoncelo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O violoncelo é um instrumento constituído de muitas partes, principalmente de madeira (abeto, bordo e ébano). Alguns componentes (como o espigão) e pequenos detalhes podem ser feitos de aço, borracha ou outros materiais.

O espigão serve para apoiar o violoncelo no chão para que o músico possa tocá-lo. Ele é regulável.

Para terminar a explicação sobre o violoncelo, abaixo segue um vídeo que era transmitido no programa "Radiola" da TV Cultura. Nesse vídeo é contado um pouco da história do violoncelo e falado um pouco sobre o instrumento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Referências:

 

http://www.mlopes.eng.br/cello/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Violoncelo

http://pianobar.no.sapo.pt/documentos/a%20historia%20dos%20instrumentos.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Violino

http://www.renatacortezsica.com.br/jazz/instrumentos/cordas.htm#violoncelo

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/luiz_neto/frequencias.htm

  • Facebook Classic
bottom of page