top of page

Violino

O violino é conhecido como um instrumento clássico por tocar músicas clássicas. Porém podemos usar o violino em outros gêneros musicais, como o rock e o jazz. O violino é o instrumento que possui o som mais agudo dentre os outros de sua família.

 

Parte física

 

O violino é composto pela caixa acústica, onde se encontram os ouvidos ou F’s, o estandarte, o cavalete, o afinador e a queixeira; e pelo braço, onde há o espelho, as cravelhas, a voluta e as cordas. O violino possui 4 cordas. A queixeira facilita o apoio do violino no queixo do violinista. Outra peça que o músico precisa às vezes é o arco. Abaixo você pode observar cada uma das peças comentadas acima:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para mais informações sobre algumas peças do violino clique no link abaixo:

Clique aqui

 

A física do instrumento
 

O violino produz seu som da mesma maneira que o violoncelo. As cordas produzem o som e a caixa acústica o amplifica.

Quando tocamos as cordas elas vibram, essa vibração é o próprio som. Mas é preciso amplificá-lo, pois quase não o escutamos. Para isso entra em cena a caixa acústica, também chamada de caixa de ressonância, que amplifica o som.

Quando tocamos as cordas a vibração destas é passada para a caixa acústica através do ar e da madeira do instrumento, detro desta acontecem os seguintes fenêmenos físicos: ressonância, reflexão,  e sobreposição. Esses fenômenos amplificam o som das cordas. Então acontece o seguinte: quando tocamos as cordas a vibração destas é passada para a caixa acústica. Quando o som sai da caixa acontece a difração. É dessa forma que o violoncelo produz e emite seu som.

 

Acústica
 

As cordas do violino são afinadas, da mais fina para a mais grossa, da seguinte maneira: 1ª corda em Mi, 2ª corda em Lá, 3ª corda em Ré e 4ª corda em Sol. Abaixo segue uma tabela em que mostra cada nota de cada corda e sua respectiva frequência:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O violino o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família, correspondendo ao soprano da voz humana. A família do violino, em ordem do instrumento de timbre mais agudo para o mais grave, é: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo.  O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela ação de friccionar as cerdas do arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser tocado beliscando ou dedilhando as cordas, por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.

Para afinar o violino você precisa apertar ou afrouxar as cravelhas, assim você estica ou afrouxa as cordas. Você pode usar o afinador para afinar as cordas ou afiná-las de ouvido se souber. Cada corda precisa estar corretamente tensionada para que esteja afinada, dependendo de quão esticada esteja ou não sua frequência muda. Por exemplo, a 1ª corda precisa estar esticada ao ponto de que sua frequência seja 659,3 Hz. Quando a corda atingir esta frequência ela estará afinada.

 

Curiosidades
 

O arco para o violino é como a respiração para os cantores ou os instrumentistas de sopro. Seus movimentos e sua articulação constituem a "dicção" dos sons e a articulação das células rítmicas e melódicas. Todas as nuanças sonoras, colorido e dinâmica musical do violino, estão intimamente ligadas à relação existente entre a condução do arco e a precisão dos movimentos sincronizados da mão esquerda. O arco é a "alma" do violino.

 O arco é feito de madeira. Fios de crina de cavalo (ou de plástico tipo nylon) são ajustados às duas extremidades desta peça de madeira, longa e curva. A crina de cavalo dá uma maior qualidade ao som e o ajuste da sua tensão é feito por um parafuso colocado no talão, a parte segurada pela mão direita do violinista. A outra extremidade do arco denomina-se ponta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber um pouco mais sobre o violino assista o vídeo abaixo. O vídeo era passado no programa “Radiola”  da TV Cultura:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:
 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Violino

http://pianobar.no.sapo.pt/documentos/as%20partes%20do%20violino.htm

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/luiz_neto/frequencias.htm

http://www.eb23-vendas-novas.rcts.pt/O%20Violino.htm

  • Facebook Classic
bottom of page