top of page

Guitarra Elétrica

As guitarras elétricas são conhecidas, principalmente, pelos seus solos nas músicas de rock. Porém não é só neste estilo de música que elas são utilizadas pelos músicos. Mas você já se perguntou como elas produzem seu som? Ou como elas emitem seu som? Para responder a essas perguntas vamos começar a conhecer quais as peças que compõem a guitarra elétrica.

 

Parte física
 

As principais peças que compõem uma guitarra são o corpo, com os captadores, a ponte, o seletor de captadores e o potenciômetro; o braço, com os trastes e as casas/marcações; a mão, com as tarraxas e o capo traste/nut e, por fim, as cordas, são 6 cordas de aço. Há também a saída, em que é encaixado o cabo que liga a guitarra ao amplificador. Sem isso não daria de escutar o som que é produzido pela guitarra elétrica.

O potenciômetro controla o volume e a tonalidade do som. E o seletor de captador seleciona o captador que será utilizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A física do instrumento
 

As cordas da guitarra possuem seu próprio campo magnético, isso porque estão próximas dos captadores magnéticos. Os captadores consistem em um eletroímã ou alguns eletroímãs. Fisicamente eles são chamados de “transdutores”, que por definição quer dizer, qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético que converte formas de energia física em energia elétrica.

Quando tocamos uma corda da guitarra, esta vibra o que causa uma alteração (aumenta ou diminui) no seu campo magnético. O captador recebe essa variação do campo magnético da corda e a transforma em corrente elétrica. Desse modo, esse sinal elétrico é enviado pelo cabo até o amplificador que amplifica o som, assim podemos escutar o som vindo da corda da guitarra. Essa transformação da variação do campo magnético para corrente elétrica é explicada pela Lei da Indução de Faraday que diz que “alterando o campo magnético no interior de uma espira fechada se induz uma voltagem. Se a espira for condutora, então será induzida uma corrente elétrica”.

 

Acústica
 

Cada corda e cada posição em que o dedo do músico estiver gera um som diferente, por isso que há várias notas e vários acordes. Quando pomos o dedo em certa casa do braço estamos mudando o comprimento da corda e, assim, mudando o som produzido por ela. Pois o comprimento das cordas também influencia no som, quanto mais longa for a cordas mais grave será o som produzido por ela. Outra característica que muda o som da guitarra é a espessura das cordas, quando mais grossa for a corda mais grave será o som produzido por ela.

Cada corda da guitarra emite determinada frequência. Em geral afina-se a guitarra em Lá (440 Hz), assim, a frequência das cordas da guitarra são as seguintes de baixo para cima:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curiosidades
 

Cada modelo de guitarra possui um número de captadores, podendo variar de 1 a 3. Cada um irá transmitir um som diferente, podendo ser sincronizados ou não para produzirem variações extras. Estes captadores se diferenciam, basicamente, em dois modelos:

 

- Single Coils: Este é o mais simples dos captadores magnéticos. Ele pode ser encontrado em dois modelos. O que é composto por um imã alnico (composto de alumínio, níquel e cobalto) para cada corda, envoltos por um fio de cobre esmaltado e o outro que é constituído por apenas um ímã em forma de barra que também está envolto por um fio de cobre esmaltado, ambos são circundados, em média, por 7600 espiras do fio de cobre. Este captador tem como característica principal produzir um som alto, limpo e com bastante brilho. Mas em compensação ele apresenta um maior ruído em comparação com os outros modelos existentes, pois capta não só as vibrações vindas das cordas da guitarra como outros provenientes do meio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Humbuckers: Este tipo de captador é composto por dois Single Coils, um do lado do outro, com polaridades invertidas. Dessa forma, os ruídos captados por um single são eliminados pelo outro. O sinal musical também é reforçado, usando dois single há uma mudança no timbre. O som que é transmitido pelos captadores Humbuckers é mais pesado ao que comparado com os Single Coils.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na guitarra elétrica a madeira também enfluência no som da guitarra, o seu timbre modifica dependendo da madeir autilizada. Quanto mais clara for a cor da madeira utilizada na confecção do instrumento mais para frente ou mais alto é o som. Qaunto mais escura é a cor da guitarra mais abafado é o som da guitarra elétrica.

Hoje em dia, no mercado, há vários modelos de guitarras elétricas. Para conhecer alguns modelos de guitarras elétricas, suas características e um pouco da história sobre elas clique no link abaixo:

 

Clique aqui

 

Para finalizar a explicação de como funciona a guitarra elétrica temos abaixo um vídeo contando um pouco da história da guitarra e de como é produzido o som neste instrumento. O vídeo é de um programa chamado “Radiola” que passava na TV Cultura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

http://www.wesleycaesar.mus.br/anatomia.htm

http://www.marcelomelloweb.kinghost.net/mmgtr_baixoapostila1_03partes.pdf

http://lazer.hsw.uol.com.br/guitarras-eletricas.htm

http://acienciadascoisas.bloguepessoal.com/2190/Como-funciona-uma-guitarra-electrica/

 

Imagens:

www.americanmusical.com

wordsmithsean.wordpress.com 

  • Facebook Classic
bottom of page