top of page

Baixo Elétrico

O baixo elétrico é conhecido pelo seu som grave. Ele é utilizado tanto de fundo quanto de solo em algumas músicas. Este instrumento é muito parecido com a guitarra elétrica, a não ser por algumas características no seu designer e no seu timbre.

 

Parte física
 

O baixo elétrico é semelhante à guitarra elétrica, porém o seu braço é mais longo e suas cordas mais grossas, o que faz com que seu som seja mais grave.

O baixo elétrico é composto pelo corpo, onde há a ponte, o potenciômetro, o seletor de captadores e os captadores; o braço com os trastes e as casas ou marcações; e a mão com as tarraxas e o capo traste ou nut. Além das cordas, de 4 a 6 cordas, dependendo do modelo do baixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
A física do instrumento
 

Seu funcionamento, quanto a como ele transmite o som, é basicamente igual à guitarra elétrica. As cordas do baixo possuem seu próprio campo magnético, isso porque estão próximas dos captadores magnéticos. Os captadores consistem em um eletroímã ou alguns eletroímãs. Fisicamente eles são chamados de “transdutores”, que por definição quer dizer, qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético que converte formas de energia física em energia elétrica.

Quando tocamos suas cordas magnetizadas elas vibram variando seu campo magnético. Por indução magnética essa variação é transformada em corrente elétrica dentro do captador. O captador envia esse sinal elétrico para o amplificador que amplifica o som.

 

Acústica
 

O som do baixo é mais grave em relação ao som da guitarra porque suas cordas são mais grossas e elas têm um comprimento maior. Essas duas características tornam o som mais grave.

Como nos outros instrumentos de cordas, cada corda do baixo emite uma determinada frequência. Afinando o baixo em Lá (440 hz) temos as seguintes frequências, de baixo para cima (este é um exemplo de baixo com 4 cordas):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curiosidades
 

Os captadores utilizados nos baixos são os humbuckers ou single coils. Mas geralmente, por não emitirem ruídos externos, os humbuckers são os mais utilizados. Os humbuckers são supressores de ruídos. Eles são compostos por duas bobinas enroladas em série, mas defasadas o que obriga qualquer interferência indesejada a passar por uma com sinal positivo e outra, negativo, anulando a interferência. Pode ser considerado como se fosse composto por dois captadores separados em uma só unidade. Embora tenha som mais forte, apresenta perda de frequências altas se comparados aos de uma bobina só (single coil).  Em suma, os singles possuem timbres mais agudos e definitivos, enquanto os humbuckers geram sonoridades mais fortes.

À esquerda captador Single Coil e à direita captador Humbucker:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ponte no baixo serve para segurar as cordas e ajustá-las no tamanho certo para que a frequência delas esteja certa, assim o baixo estará afinado. A ponte também serve para a transferência das vibrações das cordas para o corpo de madeira.

 

Tipos de madeira mais utilizadas: A madeira utilizada na fabricação do baixo elétrico influência na formação de seu timbre. No link abaixo segue um site onde fala sobre os principais tipos de madeira utilizados para a confecção de baixos elétricos. Boa diversão nesse mundo das madeiras!!

 

Clique aqui

 

Para complementar a explicação sobre o baixo elétrico você pode assitir o vídeo abaixo que conta um pouco sobre a história do baixo elétrico e o funcionamento dele. O vídeo é do programa "Radiola" que passava na TV Cultura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

http://www.contrabaixoeletrico.com.br/index.php/partes

http://iurimusico.blogspot.com.br/

http://contrabaixoweb.blogspot.com.br/2010/03/ajustes-e-manutencao-em-contra-baixo.html

 

Imagens:

www.americanmusical.com

wordsmithsean.wordpress.com 

 

 

  • Facebook Classic
bottom of page